Como a sua empresa monitora o funcionamento dos equipamentos? Como ela torna os processos mais inteligentes? Hoje, ainda existem muitos negócios que não fazem o controle adequado de procedimentos operacionais, ou simplesmente nem o fazem.
Sem esse acompanhamento, não é possível identificar se há falhas ou desvios durante o processo, se determinada máquina está em perfeitas condições de atividade e se esse processo produtivo está gerando prejuízos.
Em plena corrida de transformação para a indústria 4.0, para aumentar a produtividade de modo eficiente, é preciso conectar os ativos operacionais e equipamentos em sistemas de gestão digital e assim obter um acompanhamento mais acurado sobre as operações.
Neste caso, é necessário fazer a gestão correta de equipamentos para programas de manutenção preventiva de forma automática e precisa; realizar o controle de horas de funcionamento efetivo desses ativos em sua operação para, então, alimentar um procedimento de revisão baseado em tempo de operação.
Outra questão se refere à gestão de custos da operação de maquinário, se questionando quanto tempo cada máquina operou e quanto foi produzido, verificar ainda se há uma ociosidade indesejada de máquinas para geri-las da forma correta e levantar qual o arranjo mais produtivo para a operação de maquinários dentro do processo.
Dentre todas as necessidades de controlar o tempo das operações, cabe justamente fazer o monitoramento de processos e identificar qual é o tempo de duração de cada um deles.
Por último, e não menos importante, identificar o estado de operação das máquinas em tempo real, enxergar quais delas estão operando em determinado momento, sendo um recurso valioso de segurança e, mesmo para alguns tipos de processo, uma revisão mais ampla para definições de atribuições de recursos.
Para todas essas questões, já existem soluções de última geração que fazem o monitoramento adequado do tempo das operações e funcionamento dos equipamentos da sua empresa: são os sensores baseados em Internet das Coisas (IoT) – módulos operacionais.
Soluções tecnológicas
Os módulos operacionais são sensores inteligentes para monitoramento da condição operacional de equipamentos elétricos/eletrônicos que podem ser utilizados para monitoramento de compressores, bombas, motores, estufas e muitos outros equipamentos.
A aplicação pode ser feita em diversos setores, como na indústria têxtil e farmacêutica, por exemplo. Os sensores também realizam o registro de horas trabalhadas, gerando importantes indicadores de produtividade.
Desenvolvidos pela E-Aware, empresa do SPRO Group, os sensores são compactos, possuem características minimamente invasivas, não havendo necessidade de derivações de cabos elétricos e possuem alta capacidade de processamento para captar todas as mudanças de estado de operação das máquinas, com alta precisão e durabilidade.
Os sensores monitoram o tempo de funcionamento de máquinas, registram os períodos exatos (dia, hora, minuto e segundo) em que elas estão operando ou ociosas, detectam o tempo de início e fim das operações, informam automaticamente quando a máquina parou de funcionar e fornecem o histórico de operação do aparelho.
Toda a instalação ocorre de maneira simples, rápida e sem complicação, possui compatibilidade de monitoramento independente da idade da máquina, comunicação sem fio, ou seja, sem a necessidade de levantar custos para a infraestrutura de cabos, autonomia de energia (sistema com bateria), fácil integração em infraestrutura de dados em nuvem, possibilitando, assim, o acesso remoto à informação precisa em qualquer lugar e em qualquer momento e, na falta de rede de comunicação, o sistema registra o histórico em sua memória interna.
E-Aware Technologies
A E-Aware Technologies atua no desenvolvimento de tecnologias para melhoria de processos. A empresa faz parte do SPRO Group, sendo o braço responsável pelo desenvolvimento de objetos conectados e dispositivos de sensoriamento remoto para monitoramento de diferentes tipos de variáveis, como temperatura, gases, umidade relativa, luminosidade, consumo de energia, dentre outros.
Entre os diferenciais dos dispositivos estão a comunicação sem fio com redes de internet e o ultrabaixo consumo de energia, permitindo grande flexibilidade de instalação mesmo em locais de difícil acesso, podendo ainda se manter por longos períodos sem intervenção dos usuários.
A proposta da E-Aware é trazer melhorias dentro de processos através da disponibilidade de diferentes dados. A partir da coleta das informações em tempo real, os dados são processados e podem ser associados a outras informações do processo, ficando acessível para os responsáveis através de uma plataforma na internet, podendo ser visualizado por computador, tablet e smartphones.
Entre em contato com uma empresa especializada em desenvolver soluções de monitoramento remoto e saiba como aumentar o desempenho das operações dos seus equipamentos. Entre em contato e converse com um especialista.