A Internet das Coisas (IoT) é a interconecção de dispositivos inteligentes e plataformas de gerenciamento que sem ou pouca interferência humana, facilitam coletivamente um mundo conectado e inteligente. Desde a linha de produção e armazenagem até a entrega no varejo e de logística integrada a drones, a IoT está transformando os processos de negócios, fornecendo visibilidade mais precisa e em tempo real do fluxo de materiais e produtos. A internet das coisas é reconhecida como uma das mais importantes áreas das tecnologias futuras e vem ganhando atenção em diversos segmentos. Como exemplo desta condição podemos citar a estimativa dos 20 bilhões de dispositivos conectados na internet até 2020 realizada pela empresa de consultoria Gartner.
A internet das coisas é um caminho sem volta, as empresas cada vez mais investirão na IoT para reprojetar fluxos de trabalho de fábrica, melhorar o rastreamento de materiais, otimizar os custos de distribuição e melhorar seus processos.
Um dos desafios está presente no momento de transição, em que cada empresa deve trabalhar de forma inteligente para adaptar seus processos, mudando o presente enquanto se prepara para o futuro.
À medida que a tecnologia IoT avança e um número crescente de empresas adota a tecnologia, a análise custo-benefício da IoT se tornará um assunto de grande interesse. Essa quebra de paradigma dentro dos processos empresariais inicialmente deve trazer dúvidas aos benefícios em potencial, as empresas precisam avaliar e identificar as oportunidades internas e os desafios associados para possibilitar essa transição para a transformação digital. Muito possilvemente há possibilidades de trazer melhorias em seus processos através de uma visibilidad e maior, dados precisos serão fortes aliados para a gestão do futuro.
A diversidade de aplicações da IoT requer o desenvolvimento de inúmeras tecnologias, abrangendo diferentes componentes desde semicondutores, chips, sensores, servidores para o tratamento das informações e algoritmos especializados para trazer o conhecimento sobre os dados. Sensores, por exemplo, possibilitam a geração de novos dados que conectados em plataformas na nuvem possibilitam a geração de novas informações para os processos. Estas estruturas são compostas por diferentes níveis, os quais atuam na leitura física das variáveis do processo, condicionamento e processamento de sinais, algoritimos de aprendizado de máquinas e junção de decisões. Todos estas etapas trabalham com dados e informações em diferentes níveis. Tecnologias de fusão de dados e modelos analíticos devem auxiliar no suporte para a tomada de decisões.
Por que sua empresa deve ter uma estratégia de IoT?
Atualmente existe uma série de oportunidades para a transformação da indústria, as empresas têm espaço para fazer um uso mais eficiente dos seus recursos de forma que seus produtos e serviços sejam de maior qualidade e tenham mais competitividade no mercado. Essas questões podem vir através da implementação de formas mais eficientes de gestão, assim como a orientação de processos e decisões baseadas na análise em tempo real dos dados da produção e processos.
Um ponto interessante relacionado a IoT ou IIoT (Industrial Internet of Things) quando aplicado à indústria, é o que é chamado de o poder do 1%. O que isso representa é que a economia de custo/eficiência operacional na maioria das industrias somente necessita da economia de apenas 1% para gerar ganhos significativos. Recentemente, a General Electric realizou um estudo sobre o que representa a economia de 1% dentro de alguns setores, tais como, a indústria aeronáutica, onde economias de 1% ao ano apenas em combustível representam um retorno na ordem de U$7 bilhões. Na área de geradores a gás em usinas de energia, a economia de 1% pode gerar um retorno operacional de até U$5 bilhões/ano, e assim também para setores como, a agricultura, saúde, transporte e outros. Portanto, é possível avaliar que em alguns setores, uma melhoria modesta na ordem de apenas 1% pode contribuir significamente no retorno de investimentos de capital e despesas operacionais incorrido da aplicação da IIoT.
Identificar processos, oportunidades de trabalhar com novos dados e informações estão entre os passos iniciais para estabelecer uma estratégia de transformação digital. Ao definir as necessidades subjacentes de sua organização, uma solução de IoT prospectiva pode ser selecionada para resolver o problema. Uma característica interessante no processo de implantação de sistemas de IoT são os resultados que muitas vezes estão além das informações planejadas, usualmente estes sistemas trazem à tona percepeções não esperadas sobre o processo.
É possível que essas mudanças geradas pelas inovações tecnológicas devem implicar em mudanças de hábitos dentro do ambiente corporativo e geralmente este ponto pode ser uma barreira dentro do plano de transformação digital. Um planejamento deve ser conduzido de forma a envolver os principais atores do processo abordado. Aumento da eficiência da equipe, melhoria da experiência do cliente, geração de vantagem competitiva, agilidade na identificação de problemas, inovação na empresa são alguns dos benefícios da transformação digital. Nos próximos anos para muitos segmentos não deve haver possibilidade de uma organização permanecer viva no mercado ficando de fora dessa mudança. Condição já descrita na economia como destruição criativa em que novos produtos destroem empresas velhas e antigos modelos de negócios.
Assim como foi para a adoção de outras tecnologias no passado, é importante contar com parceiros capacitados para auxiliar no desenho de uma estratégia de IoT que traga resultados nos negócios. A E-Aware Technologies conta com um time capacitado para suporte estratégico na implantacao de soluções de IoT, entre em contato conosco para descobrirmos a melhor solução no seu negócio.
Jean M. Winter / CEO E-AWARE Technologies